quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pãozinho de Leite Para Aliviar as Tensões...




Este post demorou a sair por um problema técnico, ou melhor, de técnico, o da net virtua, que foi instalar o cabo no apartamento da vizinha e de algum jeito desinstalou o nosso. Ficamos sem internet, telefone e televisão, esse é o problema do combo.

Mudando de assunto... Nem parece que acabou de ter um feriadão, a rotina e a correria já tomou conta da semana. Trabalho, casa, estudo, a bendita monografia (ai meu Deus, será que sai?). Pra quem não sabe estou tendo pela segunda vez a experiência de um fim de curso. Fiz primeiro Matemática (sou normal gente), e agora estou terminando Teologia. Dois cursos bem diferentes, eu sei, e em condições totalmente diversas também, da primeira vez não tinha que preocupar com trabalho nem casa, era só estudar. Será que vai ter uma terceira vez acrescido da variável filhos? Sei não...

Só sei que a cabeça tá doendo e não sei o que fazer primeiro, novidade né?! Todas nós, mulheres da pós-modernidade passamos por isso. Será que era isso que as nossas antepassadas do movimento feminista queriam? Mas, pra falar a verdade, eu não queria outra vida não. Essa é vida que Deus escolheu pra mim e que eu recebi de bom grado. Não tem coisa melhor do que viver no centro da vontade de Deus.

Bom, pra aliviar as tensões, nada melhor que sovar uma boa massa de pão. E depois comê-lo com um aromático cházinho de erva-cidreira. Esse pão foi um achado! Macio, saboroso e versátil. Pode receber recheios de todos os tipos. É o melhor que já fiz, pelo menos na minha opinião e do meu pai. Veio diretamente do blog No Calor do Fogão.

Testem e aproveitem. Ah, não esqueçam das dicas do post anterior. Beijos a todos!





Pãozinho de Leite

Ingredientes
- 500g de farinha de trigo e mais o suficiente para dar o ponto (cerca de 200g, eu usei bem menos)
- 10g de fermento biológico seco instantâneo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 360ml de leite morno
- 120ml de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar (opcional)

Preparo
Em uma tigela, peneire juntos 500g de farinha e o sal. Em outra, misture o fermento, o açúcar, os ovos, o leite e o óleo. Adicione aos poucos a mistura de farinha e sal à mistura líquida e mexa (com os dedos ou com uma colher de pau) até obter uma massa meio grudenta.

Transfira a massa a uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e mãos à obra (mãos enfarinhadas, sempre). Enquanto trabalha a massa, acrescente pequenas quantidades de farinha, só até dar ponto (o que significa não grudar e ficar macia e um pouco molinha).

Forme uma bola com a massa, passe farinha ao redor dela e coloque-a dentro de uma tigela. Cubra e deixe descansar em local aquecido até dobrar de volume.

Feito isso, extraia o gás da massa apertando-a com o punho, transfira novamente para a superfície de trabalho e modele como desejar. Neste ponto, você pode acrescentar recheio.

Disponha os pães em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe-os crescer novamente até dobrarem de volume. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.

Se quiser, antes de assar os pãezinhos, pincele-os com o ovo batido com água. Leve-os ao forno a 220ºC por 10 minutos, depois abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais 15 a 20 minutos.


Teremos post especial amanhã. Não percam!

7 comentários:

Letticiae Bittencourt disse...

Pão... tá aí uma coisa que nunca me aventurei a fazer! E eu gosto de cozinhar, mas sempre penso que pão é dificílimo! Não sei o porquê! mas esse de leite acho que eu vou tentar... parece tão gostoso!
Beijo!

manjericota disse...

olá Pauli,

Nunca fiz pão, vou tentar essa sua receita (na batedeira).


Bjs
Dani

Pauli disse...

Lettícia - Eu também achava que pão era muito difícil, mas não é não. Só tem que ter paciência pra fazer direitinho. E é tão boa a sensação de comer um pão feito por você mesma!
Dani - Opa! Se der certo me conta.

Renata disse...

Que delicia

Renata disse...

Que delicia,adoro pão,hoje fiz um pão italiano temperado,uma delícia...esse seu ta com um cara tao boa.

Daniele disse...

Oi, Flor!
Fiz essa receita agora a tarde.
Maravilhosa.
Postei a receita lá no meu blog com seus créditos.
Passa lá!
Bjs

promo code disse...

Hi
This can be 1 of the top blogs I've actually arrive throughout on this subject.I liked this blog post.
thank you

Related Posts with Thumbnails